sábado, 15 de outubro de 2011

Entrevista do professor Ladislaw Dowboar

Realmente a  educação precisa ter profissionais qualificados. Muitos destes estão em busca de atualizações.
Com a informatização global, as escolas não ficariam de fora. Como as crianças estão cada vez inseridas no mundo informatizado, seja através de jogos, seja através de sites de relacionamentos, será indispensável o uso da informática. É sabido, que as crianças muitas vezes vão a internet para buscar relacionamentos e não conhecimentos.
Devido aos métodos didáticos tradicionais e pelo sistema de informação a escola deixa de ser organizadora de idéias para ser somente geradora de informações e agora mais do que nunca educadora.
No momento as empresas estão buscando pessoas com um nível de escolaridade maior do que alguns anos atrás. As pessoas muitas vezes por precisarem de um diploma urgente para se colocar no mercado de trabalho, buscam os cursos a distância para se graduarem e se especializarem. Estes cursos são via on line, onde as pessoas precisam saber informática para acessar ao mundo virtual.
As escolas deveriam ser segundo Ladislaw Dowboar articuladora dos conhecimentos e não ser introdutora da mesma cartilha de sempre.
Atualmente o nível de informação é muito grande e é necessário as pessoas organizarem as informações recebidas para que fique guardado somente o que é necessário. A escola precisa criar metodologias para organização da memória, arquivo e pesquisas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Trigonometria

<div style="width:425px" id="__ss_60272"> <strong style="display:block;margin:12px 0 4px"><a href="http://www.slideshare.net/matematicasec29/trigonometriaaaaaaaaa" title="trigonometriaaaaaaaaa" target="_blank">trigonometriaaaaaaaaa</a></strong> <iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/60272" width="425" height="355" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no"></iframe> <div style="padding:5px 0 12px"> View more <a href="http://www.slideshare.net/" target="_blank">presentations</a> from <a href="http://www.slideshare.net/matematicasec29" target="_blank">matematicasec29</a> </div> </div>

Vídeo - Ilha das Flores

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=2769

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR?

Quem sou como professor e aprendiz
A minha carreira profissional como professor começou tarde devido algumas escolhas em minha vida. Quando jovem prestei vestibular para Ciências e mesmo antes de saber o resultado do vestibular, tive que mudar de endereço e de cidade.  Com esta mudança eu não fiz matrícula no curso. Por acaso do destino, fiz vestibular novamente em outra área, concluindo o curso e fui trabalhar em empresas na área Contábil. Alguns anos atrás, por iniciativa própria, resolvi fazer o Mestrado em Ciências Contábeis e logo comecei a trabalhar como professor. Em 2007, após concluir o curso de Matemática, comecei a trabalhar como professor de matemática. E hoje ministro aulas de matemática para os alunos de oitavos anos. Trabalho também na Faculdade ministrando aulas na área contábil.
Como professor, sou exigente e preocupado. Sinto-me como dever de ensinar. Quando não vejo resultado, procuro logo uma maneira de resolver o problema.
Acredito que sempre tenho algo a aprender. Conhecimentos são adquiridos no dia-a-dia, sejam com leituras, experiências já vividas ou até com alunos.
O que é ser professor hoje?
Vejo uma dificuldade muito grande em ensinar. Os alunos estão sem “norte”. Os problemas do cotidiano são grandes. O professor muitas vezes, tem que se desdobrar para dominar a sala. Os alunos já chegam à sala de aula sem querer estudar.
Várias vezes questionam ao chegar em sala: Nossa! Tem dever para fazer!
Esquecem de fazer (a grande maioria) as tarefas.
Os alunos estão totalmente desinteressados
Quer fazer de tudo na sala, menos estudar.
O professor hoje tem que ser psicólogo, pai, mãe, amigo, professor (diferente de ser educador) pois até a papel de educador (trabalho da família) é nosso.
O “sistema de ensino” exige que façamos algo diferente para estimular a aprendizagem. Mais infelizmente, muitas vezes não dá.  Se puxarmos um pouco mais, vão até a direção reclamam que o professor está sendo rude.
Quem sou eu neste contexto?
Neste contexto, muitas vezes me sinto inútil, pois não consigo fazer o que deve ser feito que seja estimular os alunos a estudar.